crítica estruturada das imagens Luz e Sombra
Trabalho realizado por Ryan Vitor.
Ao analisar o slide e a composição das três fotografias em conjunto, é evidenciado a harmonia entre as fotos e interessante exploração do objeto. Contudo, a disposição das fotos no slide deixa a desejar. Houve um pequeno erro ao pensar nas margens e, por isso, a primeira foto "sangra" para fora da margem, enquanto sobra espaço entre a segunda e terceira.
Iniciando as análises individuais, começando pela primeira foto, gosto muito de como a profundidade foi posta em foco, trazendo os olhos do observador diretamente para o ponto central, tornando a leitura dinâmica. Apesar disso, há pouco contraste entre os tons da foto, o que pouco evidencia a textura do objeto.
Na segunda foto, acho interessante a ideia de trazer uma nova perspectiva do objeto. Apesar disso, acho que a ideia foi mal executada. Ainda que o contraste das cores seja maior e mais agradável do que a primeira foto, é muito evidente que o objeto é feito de papel, o que vai contra a proposta do trabalho. Não gosto da disposição da imagem e o que ela retrata, acredito que a ideia poderia ser melhor explorada, de uma forma mais rica e instigante.
Na terceira foto, assim como na primeira, é abordado a profundidade do objeto. Dessa vez, os tons são melhores explorados, o que elucida o contraste e textura da imagem. No entanto, o foco da imagem é um pouco confuso, o que torna a imagem, principalmente na parte inferior, um pouco plana.
Trabalho realizado por Lucas Barbosa
A composição do slide é bem disposta e harmônica, gosto bastante do ênfase dado à primeira foto ao ser colocada maior em comparação as outras. Porém, a foto na inferior a direita foi disposta muito perto da margem. Acredito que poderia ter uma distribuição melhor das imagens.
Ao analisar a primeira imagem, gosto muitíssimo de como o objeto é explorado e o jogo de sombras e contraste. A foto é capaz de transmitir a tridimensionalidade do objeto de uma forma riquíssima, adoro o desfoque do canto superior direito. O contraste do preto e cinza das duas extremidades superior e inferior da foto é também muito interessante, contudo atrapalha um pouco a composição o contraste entre o fundo cinza e um ponto mais escuro no meio da foto.
Na segunda imagem, é interessante a abordagem da curvatura do objeto, que agora, com o novo reposicionamento da lente, traz uma ideia de bidimensionalidade, pois a imagem parece mais "achatada". Gosto do gradiente de cinza na parte inferior da foto, e o contraste com as partes mais claras no canto superior. Contudo, a pequena dobra do papel no quadrante superior direito atrapalha a imagem, assim como o fundo, que redireciona o nosso olhar e briga um pouco com a composição do objeto.
Por fim, a última foto é a minha favorita. Acho riquíssimo o gradiente das cores formado pela sombra do objeto, e também gosto muito da disposição do mesmo. Entretanto, seria mais interessante se as outras duas sombras não fossem da mesma cor, pois traz certa desarmonia com a colocação da primeira sombra que é mais forte e também está em maior evidencia.